Projecto

Origem

LX3D é o nome do projecto que representa a Cidade de Lisboa em 3 dimensões.

O Projecto LX3D nasceu em 1992, fruto de uma ideia visionária que, num futuro próximo, seria possível representar em 3d cidades inteiras, disponibilizando uma imensa informação que poderia ser útil em várias vertentes.

Desde então, este tornou-se o grande objectivo do trabalho a desenvolver.

O Projecto

O Projecto LX3D consiste num levantamento selectivo da cidade de Lisboa e no desenvolvimento de um modelo tridimensional de elevado rigor geométrico, foto-realista, de grande sensibilidade arquitectónica, urbanística e cultural da Cidade de Lisboa.

Este projecto não só representa a cidade actual, como também incorpora e estratifica de forma georreferenciada as diferentes épocas do desenho da cidade como se de um Palimpsesto se tratasse.

LX3D - Idealizado e produzido por arquitectos pretende servir a cidade, os seus agentes e quem a utiliza. Lisboa 3D, como também é conhecida esta iniciativa, é concebida com uma arquitectura aberta em que o desenho 3D, associado a distintos níveis de informação digital, torna-se num poderoso interface e instrumento de informação, investigação e marketing territorial.

O rigor com que tem sido desenvolvido, permite níveis de aproximação únicos e confere-lhe um estatuto do mais alto nível mundial, e de qualidade reconhecida nomeadamente pelos parceiros com que se orgulha de colaborar.

Objectivos

O objectivo é a construção estruturada de um modelo com o rigor altimétrico dos edifícios, das suas coberturas e fachadas, com mais ou menos detalhe consoante o seu interesse.

Além dos edifícios, serão também desenhados os espaços públicos com as suas peças de design e mobiliário urbano.

A informação será hierarquizada e organizada por temas e áreas de interesse, permitindo facilmente a criação de peças em 2D e 3D em forma de mapas, imagens, vídeos e outros meios.

A plataforma 3D para a cidade configura uma base que, por si só, constitui um património, pois é construída com geometria 3D pura que possibilita a adaptação e integração em todas as tecnologias emergentes de visualização 3D foto-realista e em tempo real.

Esta informação deverá ser usufruída pelo maior número possível de instituições, centros decisores, de empresas e cidadãos, através da Internet e Televisão digital interactiva e concretizar este produto num serviço de utilidade pública, que disponibilize informação a vários níveis. Esta síntese da informação sobre a cidade, com a sua apelativa e potente interface visual, oferecerá diversas vertentes de utilização, recorrendo a desenvolvimentos específicos e aplicados.